Mulheres no setor automotivo: iniciativas da Bridgestone buscam garantir mais participação feminina

Curso de Operação de Empilhadeira oferecido em parceria com o SENAI já recebeu 32 mulheres

 Mesmo num ritmo lento, as mulheres vêm conquistando espaço em diversos segmentos da indústria. Elas representam 24,2% do total de trabalhadores. É o que aponta um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria. No setor automotivo, empresas têm se esforçado para ver esse número decolar. É o caso da Bridgestone, que tem feito um intenso movimento para aumentar as inscrições de mulheres, principalmente no chão de fábrica. A companhia segue uma estratégia global de governança ambiental, social e corporativa, alinhada às demandas de cada planta.



VEJA MAIS:

 Por acreditar na capacidade de resultados que times diversos podem oferecer, a empresa criou um programa de capacitação técnica para aumentar o ingresso de mulheres em suas fábricas.  Em parceria com o SENAI, oferece bolsas integrais de Operação de Empilhadeira gratuito para mulheres, com treinamento e certificação. À medida que as vagas de trabalho surgem, elas são convidadas a participar do processo seletivo na empresa. O programa existe desde 2021 e já recebeu 32 mulheres.

 O envolvimento delas em toda a fábrica é notável, mas o posto de Operadora de Empilhadeiras é o mais que recebe destaque. Neste tempo, o quadro de funcionárias tem ficado cada vez mais sólido e foi possível observar um baixo número de acidentes envolvendo mulheres: nos últimos 5 anos, apenas 2 ocorrências. O programa está disponível no SENAI Santo André, em São Paulo, e a previsão é de que as inscrições 2023 sejam abertas em maio.

 A Bridgestone também trabalha para reforçar a equidade de gênero em todas as operações, por meio da implementação de programas de recrutamento que valorizem a diversidade e a inclusão. No Brasil e América Latina, o programa BWIN (Bridgestone Women's Initiative Network) contribui para a construção de uma cultura que desenvolva a liderança feminina e a construção contínua de um ambiente diverso. No último relatório da empresa, divulgado em 2022, cerca de 50% das pessoas contratadas pela Bridgestone na América Latina foram mulheres.


Postagem Anterior Próxima Postagem