Mercedes-Benz inicia produção em serie de seu ônibus elétrico

Ônibus Mercedes-Benz elétrico
Chassi de ônibus elétrico urbano, eO500U foi totalmente desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País e da América Latina. Divulgação: Mercedes-Benz

As 50 primeiras unidades vão ser entregues para empresas de transporte em São Paulo

 A Mercedes-Benz, deu mais um importante passo rumo a descarbonização do transporte com o inicio da produção integral de seu modelo de ônibus, o eO500U, este que é elétrico em sai fabrica 4.0 em São Bernardo do Campo. A produção tem inicio com 50 unidades com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo.



VEJA MAIS:


 “Estas mesmas empresas pretendem adquirir um total de mais de 500 ônibus e0500U, sendo 180 unidades para Metrópole Paulista, 300 unidades para Sambaíba e 68 unidades para a MobiBrasil”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U estará cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista”.

 Para a produção do modelo, a montadora treinou cerca de 600 colaboradores, já que existem certas diferenças para um modelo a diesel para o elétrico. "Toda segurança necessária, levando em conta as especificidades técnicas do novo produto e as características referentes à energia elétrica”, destaca Sergio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina. “No desenvolvimento da linha de montagem com conceitos da Indústria 4.0, nós já previmos todos os requisitos necessários para acomodar a produção dos elétricos”. 

  O eO500U, modelo Padron 4x2 de piso baixo pode receber carroçarias de até 13,2 metros e pode carregar até 80 passageiros. Tem autonomia de até 250 quilômetros com sistema de recarga das baterias do tipo plug-in. O modelo ainda recebe a nova geração de baterias NMC3 é a mesma utilizada nos ônibus Mercedes-Benz eCitaro na Europa.  

eO500U se enquadra no Finame - Baixo Carbono

 O BNDES Finame – Baixo Carbono é uma linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para o credenciamento, o veículo deve atender ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES. Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela Empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.

Mercedes vai levar o eO500U para o Chile 

 Com o inicio da produção, a montadora também anuncia que vai iniciar testes com o modelo no Chile, um dos países da américa do sul que tem maior potencial para veículos elétricos. “O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, afirma Mauricio Yamamoto, managing director Bus Regional Center Daimler Latina. 

Ônibus elétrico da Mercedes-Benz que será testado no Chile
Demonstrações a clientes e gestores do transporte coletivo serão realizadas pela Comercial Kaufmann, representante da marca Mercedes-Benz no Chile. Divulgação: Mercedes-Benz

 Segundo o executivo, a demonstração do eO500U no Chile reforça também a parceria com a encarroçadora Caio no atendimento a clientes do Brasil e da América Latina. “Os primeiros 50 ônibus elétricos da Mercedes-Benz para a cidade de São Paulo, previstos para entrar em operação no início de 2024, receberão carroçaria Caio, assim como o veículo em demonstração no Chile”, ressalta Mauricio Yamamoto. 

 “Esse é um grande marco histórico no desenvolvimento de chassis de ônibus que mostra a expertise da equipe de Engenharia e Desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil. Estamos fazendo tudo isso com tecnologia de ponta e muito motivados pela paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, contribuindo para a qualidade de vida nas grandes cidades, no Brasil, na América Latina e em outros países”, conclui Mauricio Yamamoto.


Postagem Anterior Próxima Postagem