Setor de transporte de cargas conta com instituto de pesquisas e estudos especializados


Empresas de diversos segmentos podem encomendar apurações e diagnósticos sobre o modal rodoviário de cargas

 O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) realiza estudos e análises voltadas para o transporte rodoviário de cargas em todo o país e, também, dispõe de ferramentas que auxiliam colaboradores e contratantes. O Painel de Cargos e Salários do TRC, por exemplo, é um canal atualizado anualmente para que as transportadoras tenham um parâmetro no momento da contratação e saibam como anda o mercado de trabalho.




 Além disso, o IPTC proporciona embasamento técnico às apurações realizadas e auxilia as empresas no conhecimento das tendências do mercado, como também sobre o desenvolvimento do segmento. Sendo assim, a captação de dados acerca da evolução do setor é importante para mostrar uma perspectiva geral a respeito do cotidiano em questão e possibilitar a inserção de soluções advindas da realidade.

 Em 2022, foi divulgada a Pesquisa de Sondagem do TRC, um estudo realizado com as transportadoras paulistas para entender como foi o último ano e quais as expectativas para 2023 que, inclusive, apontou que para 37% das empresas entrevistadas, este ano será de desenvolvimento apenas dentro da expectativa para o segmento. Em relação ao frete, menos da metade dos participantes acredita que se manterá estável (47%), 25% preferem acreditar que o valor melhorará e 27% acham que vai piorar.

 Segundo Raquel Serini, economista e coordenadora do IPTC, “há um sentimento de ‘futuro incerto’, mas, apesar do cenário desafiador, esperamos o crescimento das transportadoras que têm se mostrado mais resilientes em situações adversas”. A análise mostrou que dentro das empresas os investimentos acontecem na área da tecnologia e contratação de mão de obra, mas com redução em comparação com anos anteriores.

 Ao fornecer consultoria econômica e apoio logístico, o IPTC busca melhorar a qualidade das operações e, ao mesmo tempo, elaborar pesquisas relevantes de mercado e opinião. “Funcionamos como um ‘hub’ de informações estatísticas do setor - diferentes soluções disponíveis no mesmo lugar -, comprovando nossa representatividade dentro da economia como um todo, e aceitamos encomendas para outras pesquisas serem realizadas e ampliarmos esse alcance”, finaliza a coordenadora.

Postagem Anterior Próxima Postagem