Fábrica da FPT completa 25 anos em Sete Lagoas

Planta da FPT e ao fundo a planta da Iveco
Planta da FPT e ao fundo a planta da Iveco. Divulgação FPT

Terceira maior fabricante de motores do mundo produziu mais de 725 mil motores apenas em Sete Lagoas – Minas Gerais

A FPT Industrial, fabricante de propulsores, chega a um marco em sua história: 25 anos da unidade fabril instalada em Sete Lagoas, Minas Gerais, onde se estabeleceu nos anos 2000.







VEJA MAIS:





 No início da operação, quando ainda era chamada de Iveco Motores, a unidade era responsável pelo acabamento e preparação do motor leve 8140. Ao longo desses 25 anos, muita coisa mudou: hoje, a FPT emprega 250 colaboradores e ostenta as certificações ISO 9001, ISO 14001, ISO 15001/ISO 50001 e VDA 6.3.

 Em 1999, um pequeno time foi à Itália para treinamento sobre a produção dos motores. Em 2000, como já citado, a linha preparava o motor 8140. Em 2005, passou a produzir o motor 8210. Em 2014, as linhas NEF e S8000 foram modernizadas e, no ano seguinte, a unidade passou a produzir motores MAR-I/TIER 3.

 A partir de 2018, a unidade iniciou a produção de geradores de energia de 30 a 700 kVA, em versões cabinadas ou Genset.

 Seguindo seu compromisso ambiental, em 2020 a FPT alcançou o status de “aterro zero” e, no ano seguinte, passou a produzir mais de 20 variantes de motores com padrão de emissões Euro 6. Em 2025, foi anunciada a substituição de embalagens reutilizáveis na linha NEF.

Sete Lagoas é o coração da FPT na América Latina. Todas as conquistas até aqui nos enchem de orgulho, pois celebram o talento e o comprometimento das pessoas que há 25 anos impulsionam eficiência, inovação e sustentabilidade na nossa operação 
-Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina.

Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina
Carlos Tavares, presidente da FPT para a América Latina. Divulgação FPT


 A FPT é atualmente a terceira maior fabricante de motores do mundo e, curiosamente, mesmo sendo parte do Iveco Group, a montadora absorve apenas 40% da produção da marca.

 Atualmente, a planta de Sete Lagoas produz as famílias F1, NEF e S8000, que equipam veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção, além dos G-Drives utilizados em geração de energia.

 Para reforçar sua estratégia multienergia, a FPT anunciou investimento de R$ 127 milhões em Pesquisa e Desenvolvimento até 2030, focado em tecnologias de biocombustíveis como etanol, gás natural e biometano.

Postagem Anterior Próxima Postagem